NOSSOS SERVIÇOS
A termografia é genericamente definida como a técnica de sensoriamento remoto que possibilita a medição de temperaturas e a formação de imagens térmicas de corpos a partir da radiação infravermelha naturalmente emitida pelos mesmos. Ela pode ser qualitativa ou quantitativa.
Qualitativa: onde as informações obtidas sobre um corpo provêm da análise de diferenças em padrões de distribuição térmica.
Quantitativa: onde as informações obtidas sobre um corpo provêm da medição direta das temperaturas associadas aos padrões de distribuição térmica observadas.
Principais aplicações da termografia infravermelha:
Sistemas elétricos (sistemas de controle, sistemas de potência, sistemas eletrônicos);
Sistemas eletro-mecânicos dinâmicos (motores, bombas, mancais, redutores, ventiladores, compressores, etc.);
Sistemas mecânicos estáticos (tubulações de vapor, câmaras frias, caldeiras, fornos, etc.);
Processos industriais (controle de variações térmicas).
Termografia Infravermelha
Análise Vibracional
A vibração é uma oscilação em torno de uma posição de referência, geralmente um processo destrutivo, ocasionando falhas nos elementos de máquinas.
O movimento vibratório de uma máquina é o resultado das forças dinâmicas que a excitam. Essa vibração se propaga por todas as partes da máquina, bem como para as estruturas interligadas a ela. Geralmente uma máquina vibra em várias frequências e amplitudes correspondentes. Os efeitos de uma vibração severa são os desgastes e as fadigas, que certamente são responsáveis por quebras definitivas dos equipamentos.
Algumas causas/falhas usuais de vibração em máquinas e equipamentos são:
Desbalanceamento; Desalinhamento; Folgas Mecânicas; Mancais de Rolamentos; Forças Aerodinâmicas e Hidráulicas; Frequência de Engrenamento; Lubrificação Inadequada; Baixa Rigidez; Distúrbios Elétricos; Etc.
A análise vibracional direciona-se à correção de certas deficiências de operação de uma máquina ou equipamento buscando atingir o maior aproveitamento dos componentes dos mesmos.
Principais aplicações: Sistemas eletro-mecânicos dinâmicos; Estruturais (ODS); Análise espectral de corrente elétrica e fluxo magnético em motores elétricos. 

Análise de Fluídos
Os fluídos carregam informações importantes sobre as condições do meio em que circulam e através de suas análises é possível determinar o grau e a natureza de desgaste, degradação, contaminantes e das características dos fluídos, possibilitando a correção de problemas iminentes. O monitoramento das condições dos fluídos é uma ferramenta preditiva para diminuir o risco de falhas prematuras dos equipamentos.
As análises são:
Físico-Químicas: Viscosidade à 40ºC; Viscosidade à 100ºC; Água por Karl Fischer; TAN; TBN; Índice de Precipitação; Insolúveis em Pentano; Aparência e Cor;
Cromatográficas; Contagem de Partículas; Espectrometria; Infravermelho;
Para fluídos minerais isolantes utilizados em transformadores de energia, realizamos outras análises.
Consulte.
Ultrassom
A tecnologia do ultrassom baseia-se em detectar ondas sonoras em frequências acima daquelas percebidas pelo sistema auditivo do ser humano, tipicamente até 16,5 kHz podendo em alguns casos chegar a 20 kHz. Nas redes de distribuição, as principais fontes de ultrassom são descargas parciais, corona, arcos ou trilhamentos. Assim os equipamentos de ultrassom basicamente detectam por meio de um transdutor piezoelétrico a onda ultrassônica e este sinal é convertido por meio de um circuito em sinal audível. Alguns equipamentos possuem somente um fone de ouvido, pelo qual se ouve o sinal de ultrassom e outros possuem além do fone de ouvido um indicador da intensidade sonora detectada em dBu.
Principais aplicações:
Detecção de vazamentos de ar comprimido;
Armadilha de vapor de Inspeção;
Detecção de rolamentos danificados e engrenagens;
Electrical Troubleshooting: Corona, Arco e Trilhamento;
Lubrificação dos rolamentos de precisão;
Ensaios Elétricos
Resistência de isolação;
Relação de transformação;
Resistividade de contato;
SPDA;
Laudos NR-10;
Projetos elétricos;
Manutenção preventiva de cabines elétricas;
MasterSys
Dispomos de uma plataforma web para gestão das tecnologias preditivas oferecidas aos nossos clientes.
O MasterSys possui 4 níveis de acesso independentes, que habilita recursos que podem ser utilizados desde os manutentores, supervisores, planejadores de manutenção e gestores de unidades industriais, e gestores corporativos com a visão ampla de sua rede de negócios.
Além dos downloads dos relatórios completos, os usuários podem utilizar a plataforma para fazer a gestão própia da manutenção preditiva de sua unidade, com controles de planejamento de ordens de serviços, controles das ordens de serviços pendentes, controle das execuções das corretivas indicadas pela preditiva, gestão contábil dos custos dos reparos e controle das finalizações das ordens de serviços.
Portal intuitivo com gráficos atualizados automaticamente conforme filtros estabelecidos.
A interface de administrador possibilita verificar reincidências, bem como, verificar e analisar o tempo médio entre as falhas.
Manutenção Corretiva
Balanceamento Dinâmico em Campo
O desbalanceamento existe quando a distribuição de massas não é uniforme em relação ao eixo de rotação. Com a rotação do rotor, as forças desiguais causam vibração.

Alinhamento a Laser entre Eixos e Polias
Problemas sérios de vibração podem acontecer mesmo quando acoplamentos são alinhados dentro das tolerâncias especificadas. Para um alinhamento correto, deve-se recorrer a ferramentas com tecnologias óticas ou a laser.
Existem dois tipos de desalinhamentos, o angular e o paralelo, porém em inúmeros casos ocorrem a combinação de ambos.

Nivelamento Óptico e Alinhamento Geométrico